260 milhões em ação…

A Síntese de Indicadores Sociais, divulgada hoje pelo IBGE, revela que, em 2050, a população brasileira será de quase 260 milhões de pessoas, um aumento de 38,8% em 44 anos. Ao mesmo tempo em que a taxa de filhos por casal diminui, a população envelhece. A pesquisa estima que idosos com mais de 70 anos serão 13,2% da população. Atualmente, essa relação é de 4,6%. O envelhecimento da população é atribuído ao aumento da expectativa de vida, principalmente devido aos avanços da medicina e à ampliação dos serviços de saúde. Em 2006, a esperança média de vida ao nascer era de 72,4 anos, três anos e meio a mais do que em 1996. Especialistas alertam que o envelhecimento da população já é uma realidade e que é preciso adaptar a Previdência Social para não prejudicar as contas do governo.

Olha só como a coisa mudou. Para relembrar:

Ao vencer o tri-campeonato mundial de futebol de junho 1970, no México, o Brasil assistiu a uma das maiores campanhas publicitárias de massa de sua história.

O presidente da ARENA mandou baixar uma determinação aos candidatos do partido para que utilizassem como base de campanha eleitoral o êxito do futebol brasileiro na Copa do Mundo, além de outras vitórias em todas as demais áreas do esporte. Foi aconselhada a associação das grandes realizações de governos anteriores às esportivas.

Em função da publicidade institucional da ditadura, surgiu então o hino “Pra Frente Brasil”, usado até hoje, com pequenas variações (quando fala da população):

“Noventa Milhões em Ação
Pra Frente Brasil
Do Meu Coração

Todos juntos vamos
Pra Frente Brasil
Salve a Seleção!

De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração

Todos juntos vamos
Pra frente Brasil! Brasil!
Salve a seleção!”

9 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *