Bodefone: VoIP nos orelhões de Tauá

Tauá, município localizado a 340 km de Fortaleza, é pacata como tantos outros recantos do interior cearense. Ficou bastante conhecida pela produção de cabras, ovelhas e bodes, e há poucos meses foi surpreendida por uma novidade cujo nome foi inspirado pelos pastos locais: o Bodefone.

Bode Fone

À primeira vista, trata-se de uma cabine telefônica de acrílico, que leva a imagem do caprino. Mas a tecnologia da telefonia deste “orelhão” exige grande conectividade em Internet banda larga – o que o município, surpreendentemente, possui. O sistema utilizado pelos Bodefones é o VoIP (Voice over Internet Protocol), que barateia muito os custos das ligações telefônicas.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo do município, João Álcimo Viana Lima, as tarifas para as ligações na cidade poderão ficar até 70% mais baratas com o sistema. “Baratear as ligações significa incluir pessoas e desenvolver ainda mais o comércio e a produção da região”, disse, acrescentando que quando as duas partes de uma ligação partirem de telefones VoIP as ligações poderão ser até gratuitas.

Hoje, são apenas dois Bodefones instalados na cidade: um na Cidade Digital (espaço dedicado a cursos de informática e tecnologia) e outro na Prefeitura da cidade. Todos os cidadãos podem usar gratuitamente os aparelhos, inclusive para fazer ligações de três minutos para fora do Estado ou do país.

Existe até fila para utilizar o equipamento. “As pessoas estão conseguindo conversar com parentes que saíram daqui há muitos anos, com quem elas não tinham contato por a ligação ser muito cara”, afirma Viana Lima.

Veja matéria completa do UOL Tecnologia

10 comentários

  • Tauazão revolucionando mais do que a TIM ou qualquer outra operadora!! OW TERRINHA QUE ME DÁ ORGULHO e história pra contar… ;)

  • machorei esse tal de bodefone serve para cumê?! ou serve apenas para passar uma falsa imagem da real situação do município para os abestados de fora?! por que nesse Tauávei castigado pelo sol e pelos políticos, a população continua cada vez mais desempregada, faminta e doente. sinhô-dotô “secretário da ciência, tecnologia e empreendedorismo do município” ao invés de um bodefone nas orelhas não seria melhor um bodecarne, bodearroz, bodefeijão, boderemédio no bucho da nossa sofrida população?!

  • coisas desse estado miserável denominado Ceará, ou como manda ver o velho lema sobralense: viva o luxo, morra o bucho. Não me interprete mal, a internet banda larga, o voip, tv digital, etc. são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer município, mas antes é preciso priorizar o básico (saúde, emprego e moradia), e Tauá deixa muito a desejar quanto a estes setores. resumindo: de que vale dois ou quatro afortunados usarem o tal do bode voip para o mundo ver, enquanto centenas de cidadãos de Tauá não tem nem um courinho velho de bode para mastigar?!

  • O que me surpreendeu mesmo foi uma cidade como Tauá ter uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo.
    Quanto as prioridades, sempre alguém vai reclamar.

  • A despeito da sofrida população de Tauá, foi dessa Cidade
    que nasceu o emérito Professor JOAQUIM PIMENTA – um dos mais brilhantes espíritos que orgulha o Brasil e que com a sua soberba cultura geral e filosófica nos legou uma obra que nos instrue prazeirosamente com a sua fluente e elegante linguagem política,sociológica,jurídica e filosófica.

  • PARABÉNS TAUÁ. PARABÉNS GESTORES DESSE MUNICÍPIO. MEUS AMIGOS, NÃO DÁ PARA CONTESTAR O GESTOR DE UM MUNICÍPIO POBRE PORQUE ELE INVESTE EM TECNOLOGIA, SE ELA É UMA DAS MAIS ALTERNATIVAS MAIS ESTRATÉGICAS PARA ATRAIR MAIS NEGÓCIOS, DESENVOLVIMENTO E EMPREGO. OU ALGUÉM QUER QUE TAUÁ E OS OUTROS MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO NORDESTE FIQUEM A VIDA TODA COM AS VELHAS POLÍTICAS ASSISTENCIALISTAS? OU, QUE SÓ INVISTAM NA AGRICULTURA? OUTRA, SE O BODEFONE ESTÁ SENDO GRATUITO OU COM TARIFAS REDUZIDAS QUEM ESTÁ SENDO MAIS BENEFICIADA É A POPULAÇÃO MAIS POBRE. VALEU!!!!!!!! GOSTEI MUITO DO BODEFONE E DA CIDADE DIGITAL DE TAUÁ.
    CARLOS – RECIFE/PE.

  • E incrivel como uma pessoa tao sem escrupulos,insensivel consegue chegar somente pra possar de bom moço!voce Joao Alcimo nao vale a merda que sai de voce,como o colocaram pra assumir tal cargo de secretario de ciencia e etc? que absurdo politico e esse?talvez e o seu pagamento por apoiar as pessoas certas em epoca d campanha municipal,nao e mesmo? e muita lama suja pro povo ter que suportar,inclusive eu!!

  • gostaria de saber se nessa cabine o cliente compra um tipo de cartão ou se é usado um tarifador, estou perguntando pois estou tentando emplantar esse sistema em minha região no interior de são paulo na cidade de tupã/sp mais em lugares que não a computadores para tarifar as ligações eu tenho que optar pelo serviço de uma empresa de voip q eu trabalhava que utiliza cartões mas alem de o comissionamento ser baixo a qualidade não é boa.

  • Conheço o trabalho e a personalidade de João Álcimo. Ele é um profissional muito dedicado e competente. Claro que o novo causa desconfiança em muitas pessoas. Mas, ele é empreendedor e os cargos que ocupou foi por merecimento. Além disso, João Álcimo sabe unir competência à humildade. Valeu, Cidade Digital e muito mais. Siga em frente. Tauá está de parabéns.

  • Bravo Tauá. Brava Patrícia. Bravo João Álcimo. São feitos marcantes na Administração Municipal. Agora, o Professor João Álcimo, na Secretaria de Educação, está inovando nas escolas, com lab. informática em quase todas elas. Com compromosso e determinação, as coisas podem ser feitas. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *