Data centers mais eficientes do mundo

O Google disponibilizou o Commitment to Sustainable Computing que detalha aspectos relacionados ao funcionamento dos seus data centers.

Para criar uma base de sustentação adequada e voltada para o meio ambiente, uma série de estratégias foram executadas para tornar a infra-estrutura possível. Hoje, a empresa Google acredita operar os data centers mais eficientes do mundo.

O gráfico abaixo mostra que nossos data centers utilizam consideravelmente menos energia – tanto para os servidores e as suas instalações – do que um típico data center. Como resultado, a energia utilizada pelo sistema de pesquisa do Google é mínimo. Na realidade, o tempo que você leva para fazer uma pesquisa no Google, o seu próprio computador pessoal utilizará mais energia do que nós para responder à sua consulta.

Enquanto muitas empresas não se preocupam com sustentabilidade, o Google demonstra estar centrado na poupança de recursos como água e eletricidade como fator importante para a redução dos custos operacionais. “Ser ‘verde’ é essencial para manter nossa competitividade empresarial. É esta a vantagem econômica que torna os nossos esforços verdadeiramente sustentável”

Grafico Google

Plano de cinco etapas criado pelo Google demonstra o uso racional da eletricidade:

1. Minimizar a eletricidade usada pelos servidores
2. Reduzir a energia utilizada pelos data centers em suas instalações próprias
3. É preciso conservar a água doce através do uso de água reciclada no lugar
4. Reutilização ou reciclagem de equipamentos eletrônicos dos data centers
5. Compromissos colaborativo que permite avançar mais com práticas de energia inteligente

Fonte: Google Discovery

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *