III WDDS 2009

III Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software – WDDS 2009
Fortaleza/CE – Brasil – 5 de outubro de 2009
http://www.wdds.ufpb.br

Tema do WDDS 2009
Consolidando a Pesquisa em DDS no Brasil

Evento co-alocado ao XXIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software – SBES 2009
Fortaleza/CE – Brasil – 5 a 9 de outubro de 2009
http://www.sbbd-sbes2009.ufc.br

PALESTRA DE ABERTURA DO WDDS 2009
Tendências no Mercado de Serviços Offshore Brasileiro, Antenor Corrêa (MCT/SEPIN)
Serão apresentados resultados de pesquisas recém publicadas sobre o mercado de software e serviços offshore brasileiro, analisando a situação atual e discutindo tendências e a inserção do Brasil no mercado mundial de software e serviços.

DATAS IMPORTANTES
Submissão de artigos: 05 de Julho de 2009 (23h55min – Brasília)
Notificação de aceitação: 07 de Agosto de 2009
Entrega da versão final: 15 de Agosto de 2009
Realização do WDDS: 05 de Outubro de 2009

APRESENTAÇÃO
A construção dos atuais sistemas de software é uma atividade complexa devido aos diferentes requisitos funcionais e não-funcionais que precisam ser atendidos. Recentemente, esta atividade tornou-se ainda mais complexa, pois empresas de software estão cada vez mais utilizando recursos distribuídos visando diminuir custos, atender novos mercados, entre outras vantagens. Entretanto, a distância dificulta a coordenação e a comunicação entre os integrantes de uma equipe. Alguns estudos empíricos atestam que estas dificuldades se traduzem em processos mais lentos de desenvolvimento de software, enquanto que outros sugerem que ferramentas recentes de apoio a colaboração podem minimizar este atraso. De um modo geral, os problemas e desafios inerentes ao processo de desenvolvimento são ampliados e tornam-se mais críticos em projetos de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS).

Atualmente, DDS é uma realidade no contexto internacional e nacional. No Brasil, já é relativamente comum encontrar empresas sediadas em diferentes estados que se associam para conduzir um projeto de software. Além disso, diversas multinacionais possuem atividades de desenvolvimento de software no Brasil. Para lidar com as dificuldades advindas da distribuição, diversas abordagens e soluções tecnológicas, organizacionais e sociais têm sido propostas. O estudo destas abordagens e soluções está alinhado com as políticas públicas do Ministério da Ciência e Tecnologia que visa à melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços de software brasileiros, de modo a tornar as empresas mais capacitadas a competir no mercado globalizado.

Desta forma, seguindo a tendência mundial de eventos científicos sobre DDS, a terceira edição do Workshop de Desenvolvimento Distribuído de Software (WDDS 2009) constitui um fórum para a apresentação e discussão de resultados e experiências de pesquisadores e praticantes da área. O objetivo é viabilizar a geração de conhecimentos e a troca de experiências para facilitar a adoção, avaliação e execução de projetos de DDS de caráter acadêmico e industrial na América Latina.

Assim, o Comitê de Programa do WDDS 2009 convida autores a submeter artigos científicos originais e de elevada qualidade, descrevendo resultados de pesquisa, relatos de avanços no estado da arte e relatos de experiências no estado da prática na área de DDS.

PÚBLICO-ALVO:
– Pesquisadores e praticantes (diretos e indiretos) interessados em adotar, avaliar, entender, estudar e aperfeiçoar modelos, processos e técnicas de DDS;
– Pesquisadores da área de Sistemas Colaborativos interessados em adaptar suas abordagens para o contexto de Desenvolvimento de Software;

TÓPICOS DE INTERESSE (lista não exaustiva):
O WDDS 2009 convida pesquisadores, estudantes e praticantes para a submissão de artigos em tópicos relacionados à inovação e consolidação do DDS. Entre esses assuntos estão:
– Estudos empíricos de projetos de DDS (quantitativos e qualitativos);
– Ferramentas de apoio ao DDS (gerência de requisitos, gerência de configuração, gerência de equipes distribuídas, identificação de experts, compartilhamento de documentos, entre outros);
– Aspectos de comunicação, coordenação e colaboração em projetos de DDS;
– Relatos de experiências da indústria mostrando resultados obtidos e lições aprendidas em projetos de DDS;
– Metodologias e experiências de ensino de DDS;
– Modelos e ambientes de DDS (internal offshoring, offshore outsourcing, outsourcing);
– Estudos de casos de sucesso ou fracasso de projetos DDS;
– Gerência de diversidade em projetos DDS (cultural, técnica, social e organizacional);
– Gerência de projetos DDS (formação de equipes, planejamento, mentoring, awareness, etc.).

Podem ser submetidos dois tipos de trabalhos:

– Artigos técnicos, apresentando resultados de interesse ao avanço da pesquisa na área.
– Relatos de experiência, apresentando dados concretos e lições aprendidas da aplicação ou vivência de práticas de DDS.

Para informações adicionais, o coordenador do comitê de programa pode ser contatado no endereço: pc.chair2009@wdds.ufpb.br.

FORMATO DO WORKSHOP
O WDDS 2009 priorizará discussões e dinâmicas entre os participantes, através de grupos de trabalhos e discussões dos trabalhos aceitos.

Além disso, haverá uma palestra de abertura com um palestrante convidado (a ser anunciado). Ao final, espera-se discutir tendências na área e identificar oportunidades de colaboração e integração de pesquisas de DDS na América Latina.

PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS
Todos os artigos selecionados serão incluídos nos anais em formato digital do SBES 2009. Os melhores artigos do WDDS 2009 serão publicados em uma edição especial da Revista InfoComp, editada pela UFLA.

INFORMAÇÕES
Informações adicionais podem ser encontradas no portal do WDDS (http://www.wdds.ufpb.br).

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *