Mostrando seus dados

Todos sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras, no mundo de hoje a velha máxima está mais atual do que nunca, onde tudo é despejado na forma de dados, milhões de dados, quanto mais visual e perceptível isso for lhe apresentado, melhor você entenderá e dará utilidade a esses números. Por isso os gráficos sempre estiveram em alta.

Partindo dessas pemissas, desde 2006 no IPECE, instituto onde trabalho, resolvemos georreferenciar nossos dados, espacializar por assim dizer, afinal mostrar dados sociais e econômicos em tabelas é brutal, em forma de gráficos é bom, mas mostrá-los diretamente no mapa, em forma de gráficos-mapas é bem melhor. Assim nasceu o Ceará em Mapas, que se trata de uma coletânea de mapas temáticos estáticos, um atlas disponibilizado para a população através da internet. O produto virou carro-chefe do nosso site, alavancou visitas e sempre esteve no podium dos mais vistos. Afinal, imagens num mundo de números são como luzes no fim do túnel.

cearamapas

O Ceará em Mapas não foi o bastante, diante das possibilidades e inovações das geotecnologias. Queríamos dar ao nosso público o poder de manipular esses dados e montar assim seus mapas/gráficos. Precisávamos de um SIG (Sistema de Informação Geográfica), assim daríamos mãos aos nossos visitantes. Corremos, fuçamos, montamos, aproveitamos e lançamos, mesmo que de uma forma modesta e em versão beta, o Ceará em Mapas Interativo que novamente aqueceu nossas visitas e fez muito burburinho.

interativo

O Sistema, gerado a partir de software livre, é capaz de realizar consultas e análises utilizando dados georreferenciados e cartográficos, tais como: imagens de satélite, fotos aéreas, mapas de indicadores socioeconômicos, vias de acesso, rios, localidades, equipamentos, etc. Utilizando o sistema, o usuário pode fazer consultas aos dados e informações georreferenciadas, modificar os mapas gerados bem como salvar os mesmos em diversos formatos de arquivo.

Ainda que eu ache que estamos engatinhando, mantivemos nosso foco e disponibilizamos um SIG totalmente interativo e capaz. Nossos próximos passos serão aprimorar o sistema de imagens(além de arrumar um servidor decente), montar um servidor WMS, focalizar principalmente os mapas vetoriais e ampliar nossos dados.

Semana passada tivemos a felicidade de ver nosso projeto e seus idealizadores condecorados pelo Governo do Estado, o que é muito gratificante, ainda melhor é poder fazer algo de útil pelo Estado, pela população, algo que serve, no melhor sentido da palavra. Isso com certeza é o que motiva a qualquer um sair para o mercado e o que devia motivar alguém a optar por trabalhar em órgãos públicos.

Ainda sobre o assunto de como mostrar seus dados, veja essa coletânia de Gráficos que mudaram o mundo, disponibilizada pela Super Interessante:

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *