Papai Noel do Benfica

Você, que vive(eu) em Fortaleza, conhece o Sr. Enoch Mateus Alves da Silva? Talvez não com esse nome, mas e o Papai Noel do Benfica? Aposto que sim.

Aquela figura engraçada que se veste de Papai Noel o ano todo, às vezes mais parece o Duende Verde, e fica pedindo esmolas nos semáforos do Benfica.

Papai Noel - Enoch Mateus

Pois é, ele é candidato a vereador de Fortaleza. Você pode pensar que é mais um fanfarrão para baldear a eleição, porém com um pouco de tempo perdido dedicado no oráculo descobri coisas interessantes sobre o bom velhinho.

Logo na página do TSE, sobre a candidatura desse ano, já se sabe que Enoch tem 79 anos, é divorciado, possui nível superior completo e definiu sua ocupação como escritor e crítico.

Ficha do Papai Noel no TSE

No Orkut, a comunidade O ANO TODO É NATAL…, em sua homenagem, diz que ele pede esmolas para angariar recursos para a Creche São José, que já escreveu 13 livros não publicados e é citado:

“Sou Budista, pelo fato do budismo existir 3000 anos antes do Cristianismo, no budismo não existe CÉU ou INFERNO que está em nós mesmo através de nossas boas e más ações…
São Nicolau simboliza a PAZ, o AMOR, a FRATERNIDADE, a BONDADE, CARIDADE e TERNURA pelas CRIANÇAS, principalmente crianças sem pais e carentes. Antigamente seguidores de Papai Noel usavam batas azul e verde, depois da coca-cola ficou americanizado com o vermelho e branco como é atualmente. Faço o PAPEL ARTÍSTICO de Papai Noel desde 1994 por acreditar que Natal não é só em dezembro, mas sim 365 dias de cada ano…”

Sr. Enoch já foi candidato a Vereador de Fortaleza em 1970, pelo MDB e obteve 322 votos. Foi também candidato a Deputado Federal em 1986, pelo PT e conseguiu 343 votos.

Depois de toda essa conversa, concluo que nosso amigo Papai Noel não é um sujeito inexperiente quando o assunto é eleição, não é um leigo ou aproveitador qualquer como se tem impressão a primeira vista e é um homem solidário. Não sei quais são suas propostas para o pleito, mas pelo breve perfil do tio ele é bem melhor do que muitos dos candidatos.

Papai Noéééééél, Papai Noééééél! Olê, Olê, Olá!
É Eêêle!

Obrigado Fortaleza.

PS.: Eu sei que essa deixa é do Aguiar Jr, mas não podia perder a oportunidade ;P

11 comentários

  • Olha que doido.. sempre passei pelo papai noel e n dava nada por ele. o.O Que preconceito =/

  • Os idiotas que disseram que iriam protestar contra a política votando na Débora Soft na INleição passada, poderiam consertar a merda votando no Papai Noel.

    Nunca entendi o tal de “voto do protesto”. Não seria uma boa forma de protestar votando numa pessoa comprometida realmente?

  • Gente, adorei! Deus e o mundo acreditam que ele é mendigo mesmo… Mas o cara tem diploma, faz trabalho social e ainda é um escritor (13 livros, meodeos). Se metade do que ele diz for verdade, já vale o personagem! :)
    Achei mais digno do que a Adriely Fatal, que se declarou no TRE “cantora e compositora”. Oi? Tem certeza?

    Ah, ia esquecendo: nice blog! :)

  • ah se existisse um desses aí como opção em Nova Russas…

  • Boa!! Nem eu sabia que ele tinha nível superior.
    Ainda bem que eu nunca dei esmola pra ele.
    Mas uma vez presenciei no benfica mesmo, um “suposto ceguinho” que pedia esmolas no terminal da parangaba, com umas meninas no shopping Benfica, e olha que ele não tinha cegueira nenhuma.

  • Olha as coisas melhorando… estave sem opções para Vereador. Já vou recomendar também =)

  • rapaz acreditar em politicos e coisa dificil e ainda por cima acrdditar em papai noel ai e demais! :)

  • Para quem não sabe a história politica do Sr. Enock, busquei e fiquei encantado. Enock Mateus é um histórico militante do campo da esquerda.Escritor e Comunista por convicção, foi um dos árduos combatentes da ditadura militar que não estava em militância tão somente para derrubar o regime mais construir uma nova sociedade baseada em outros valores. Na contemporaneidade, foi militante, mesmo sem ser filiado do PT, e viu a degeneração do mesmo, segundo ele uma de suas maiores tristezas. Desde a expulsão da Ex-Senadora Heloísa Helena do PT, partiu, juntamente com outros companheiros para a construção de uma outra ferramenta que pudesse aglutinar trabalhadores do campo e da cidade à lutar popular. por tanto, a candidatura do Sr. Enock mateus é legítima, ideológica e, diferente do que muitos acham não é oportunismo. Fui buscar também informe da base e seu trabalho comunitário é bastante plausível pela comunidade onde atua. Acho que o que está em jogo é puro preconceito pelo fato da sua idade ( vale ressaltar a importância de candidaturas idosas, pois é um debate a ser pautado) e o fato do mesmo ser uma pessoa que se rotulou com o personagem de papai Noel o ano todo ( de esquerda e ecológico segundo ele) Engraçado é termos no pleito figuras comprometidas com projetos politicos de mensaleiros, sangue-sugas, mala nas partes intimas, corruptos e sem nenhum compromisso com o social.Enfim! Parabéns Sr.Enock.

  • nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!! então dalhe Sr.Enock!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • é melhor votar no papai noel do que a zé manea da debora soft…e eu ja garanto o meu presente de final de ano.
    valeu, papai noel.

  • Meu voto é dele com certezaaaa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *