Você, que vive(eu) em Fortaleza, conhece o Sr. Enoch Mateus Alves da Silva? Talvez não com esse nome, mas e o Papai Noel do Benfica? Aposto que sim.

Aquela figura engraçada que se veste de Papai Noel o ano todo, às vezes mais parece o Duende Verde, e fica pedindo esmolas nos semáforos do Benfica.

Papai Noel - Enoch Mateus

Pois é, ele é candidato a vereador de Fortaleza. Você pode pensar que é mais um fanfarrão para baldear a eleição, porém com um pouco de tempo perdido dedicado no oráculo descobri coisas interessantes sobre o bom velhinho.

Logo na página do TSE, sobre a candidatura desse ano, já se sabe que Enoch tem 79 anos, é divorciado, possui nível superior completo e definiu sua ocupação como escritor e crítico.

Ficha do Papai Noel no TSE

No Orkut, a comunidade O ANO TODO É NATAL…, em sua homenagem, diz que ele pede esmolas para angariar recursos para a Creche São José, que já escreveu 13 livros não publicados e é citado:

“Sou Budista, pelo fato do budismo existir 3000 anos antes do Cristianismo, no budismo não existe CÉU ou INFERNO que está em nós mesmo através de nossas boas e más ações…
São Nicolau simboliza a PAZ, o AMOR, a FRATERNIDADE, a BONDADE, CARIDADE e TERNURA pelas CRIANÇAS, principalmente crianças sem pais e carentes. Antigamente seguidores de Papai Noel usavam batas azul e verde, depois da coca-cola ficou americanizado com o vermelho e branco como é atualmente. Faço o PAPEL ARTÍSTICO de Papai Noel desde 1994 por acreditar que Natal não é só em dezembro, mas sim 365 dias de cada ano…”

Sr. Enoch já foi candidato a Vereador de Fortaleza em 1970, pelo MDB e obteve 322 votos. Foi também candidato a Deputado Federal em 1986, pelo PT e conseguiu 343 votos.

Depois de toda essa conversa, concluo que nosso amigo Papai Noel não é um sujeito inexperiente quando o assunto é eleição, não é um leigo ou aproveitador qualquer como se tem impressão a primeira vista e é um homem solidário. Não sei quais são suas propostas para o pleito, mas pelo breve perfil do tio ele é bem melhor do que muitos dos candidatos.

Papai Noéééééél, Papai Noééééél! Olê, Olê, Olá!
É Eêêle!

Obrigado Fortaleza.

PS.: Eu sei que essa deixa é do Aguiar Jr, mas não podia perder a oportunidade ;P