Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica

Fico feliz em anunciar aqui, pois participei diretamente de três das quatro soluções inscritas pelo IPECE para o Prêmio. Nossos projetos são baseados e rodam sobre software livre, são open source e utilizam linguagens livres.

Passamos para 2ª fase do Prêmio também em todos os projetos, o que já nos garante inclusão na Publicação anual do Prêmio. Os projetos apresentados foram: Sistema de Gerenciamento de Impressão e Cópia(TI VERDE), Blog do Ipece(INCLUSÃO DIGITAL), Ipece Performance(INOVAÇÃO) e o wikipece(SOFTWARE LIVRE), este último nos deu mais uma vez o prazer de está entre os finalista da categoria e me fez ainda mais feliz por ter sido idealizado por mim. Em breve disponibilizarei aqui as apresentações, leia abaixo o release da solenidade:

Ceará premia 12 projetos que utilizam Tecnologia da Informação e Comunicação como instrumento para melhoria da Gestão Pública

A cerimônia de entrega do Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica 2010, acontecerá no dia 20 de agosto, às 9h, na Fábrica de Negócios, durante o 38º Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, Secop 2010, evento de informática para a gestão pública do Brasil. O prêmio abrange quatro categorias, contemplando os três primeiros lugares. A ordem de classificação será conhecida somente durante a solenidade.

A entrega do Prêmio na categoria Software Livre será realizada pela Secretária de Planejamento e Gestão, Desirée Mota. Nesta categoria se inscreveram projetos que buscam soluções baseadas em software livre, estimulando o ambiente de colaboração entre as organizações públicas e privadas, entidades de ensino e pesquisa, além de gerar oportunidades para profissionais e empresas locais, possibilitando a redução significativa de gastos com softwares.

A premiação Inovação será realizada pelo presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (ETICE), Fernando Carvalho. Esta categoria contempla projetos com proposta de novos produtos, processos ou serviços, baseados na aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras.

Na categoria Inclusão Digital, os prêmios serão entregues pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira. Inserem-se entre os projetos, as iniciativas que possibilitem maiores oportunidades aos cidadãos em obter conhecimentos de informática em parceria com o Governo.

Os prêmios TI Verde serão passados aos vencedores pelas mãos da Coordenadora de Estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação, da SEPLAG, Lícia Viana. Os projetos desta categoria buscam soluções para reduzir ou compensar aspectos e impactos ambientais. Levam em consideração também aspectos econômicos e sociais, criando condições para um desenvolvimento sustentável, levando em consideração toda a cadeia produtiva, desde a escolha, até a aquisição e o descarte.

Para esta edição, foram inscritos 45 projetos. Destes, 31 foram classificados para a 2ª fase e 12 foram contemplados na final. O objetivo da premiação é divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos, bem como os benefícios oriundos da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) na administração pública. O Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica está na sua 5ª Edição e é organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão.

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *