Testes com o Tupã são iniciados

Começam hoje (terça-feira 28-12-2010) os testes do supercomputador Tupã, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O supercomputador é um modelo XT6 da Cray, capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o que coloca o Tupã também entre os mais poderosos supercomputadores do mundo para previsão de tempo e estudos sobre as mudanças climáticas. Os pesquisadores esperam que a previsão do tempo e os estudos climáticos ganhem ainda mais agilidade e precisão.

Tupã, na mitologia tupi, representa o trovão, que os indígenas acreditavam ser a manifestação de um deus.

O supercomputador Tupã entrará em plena operação no início de 2011 e permitirá ao INPE gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo.

As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.

FONTE: Inovação Tecnológica

Um comentário

  • Tem um detalhe que nunca engoli nessas matérias sobre supercomputadores. Os caras gastam ciência, engenharia, milhões de dólares e trilhões de cálculos por segundo para prever uma coisa que é feito do mesmo jeito observando uma planta florar!!! Tem coisa melhor para fazer não com esse computador? Tipo construir uma bomba atômica? :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *