O Fórum Internacional de software Livre (FISL), que chega à sua 12ª edição, está com a chamada para a submissão de palestras aberta, até o dia 30 de abril. As propostas de palestras devem se enquadrar em uma das trilhas disponíveis nos cinco tópicos principais do evento, que são:
Desenvolvimento: PHP e Java; Python, Ruby, Perl; Outras Linguagens; Ferramentas, Metodologias e Padrões; Visual/GUI; Gerência de Conteúdo
Admin: Segurança; Administração de Sistemas e VoIP; Hardware, Sistemas Embarcados e Robótica1; Kernel, Sistemas de Arquivos e Sistemas Operacionais; Gerenciamento de Dados
Desktop: Desktop e Distribuições; Jogos, Multimídia e Streaming
Ecossistema: Negócios, Implementações e Casos; Ecossistema e Cultura; Educação e Inclusão Digital
Emergentes: Tópicos Emergentes
O FISL, que atualmente é a maior conferência de software livre da América Latina, vai ocorrer entre os dias 29 de junho e 2 de julho no centro de eventos da PUC em Porto Alegre. Desde a sua primeira edição em 2000, o evento é composto de palestras e mini-eventos comunitários, que podem ser livremente organizados por qualquer grupo de usuários. O FISL atrai um público cheio de ideias, novidades e motivação, o que faz com que cada ano o evento seja um pouco maior e um pouco melhor.
A seleção das palestras será realizada da mesma forma que no ano anterior, por votação de todos os inscritos utilizando o sistema de torneio suíço. Segundo esse sistema, depois da submissão de palestras encerrada, começa a votação; todos os cadastrados no sistema podem votar e cada um tem direito a 5 votos. Cada voto é feito escolhendo-se entre duas palestras apresentadas pelo sistema. Você diz qual das duas prefere ver no FISL. Cada voto para uma palestra conta um ponto, e as palestras com maior pontuação são as escolhidas.
Além das palestras da comunidade, já foram convidados e confirmaram presença como palestrantes Jon “Maddog” Hall, Simon Phipps, Jeremy Allison, Tony Wasserman e Randal L. Schwartz (“merlyn”).
Para enviar a sua proposta de palestra, acesse a página do Papers-NG, o sistema de envio de propostas do FISL.