Eleições? Só offline

O TSE decidiu manter a regra que proíbe sites, blogs e comunidades online de fazer campanha política. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joaquim Barbosa negou liminar solicitada pelo iG para liberar a campanha política na internet. Pela lei atual, os candidatos só podem fazer campanha online pelos sites com domínios .can.br. É proibido que portais, por exemplo, aceitem publicidade política ou manifestem sua opinião a favor de um ou outro candidato. Da mesma forma, políticos não podem usar ferramentas como YouTube, Orkut ou Twitter para se promover. Ao negar o pedido do iG, Barbosa disse que o caso não justifica a concessão de uma liminar. Assim, a questão terá seu mérito julgado pelos ministros do TSE em nova sessão. Não há data marcada para o julgamento. Barbosa, no entanto, diz que a sessão deve ocorrer em breve, já que o tema refere-se às campanhas já em curso. Apesar da proibição, diversos serviços com conteúdo criado pelos usuários exibem propaganda política. Vigiar estes serviços, freqüentemente hospedados fora do Brasil, será uma tarefa difícil para a Justiça Eleitoral. Em nota, o presidente do iG, Caio Túlio Costa, classificou a decisão como “flagrante desrespeito à liberdade constitucional de expressão”, relata a Abril Online.

Aqui no Ceará, em Fortaleza, pelo que dizem, está liberada a capanha na Internet. Faltam 31 dias para o primeiro turno das eleições municipais.

3 comentário em “Eleições? Só offline

  1. Tenho nojo de propaganda eleitoral. Principalmente em carros de som.

    Toda propaganda deveria ser gratuita. É um absurdo aquelas propagandas milionárias. Bom mesmo é ter propaganda só na tv e sempre no mesmo horário. Assim, eu desligo a tv quando começa.

  2. “Se for pra votar em um qualquer… …VOTE CHICO CABARÉ!”

    Eu dou maior valor assistir ao programa eleitoral…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.