As autoridades de Paris lançaram em julho o Velib, um sistema de bicicletas públicas com objetivo de estimular as pessoas a desistirem de usar automóveis.
Entre os objetivos do Velib é melhorar o trânsito lento da cidade e estimular alternativas mais ecológicas de transporte.
A prefeitura de Paris colocou à disposição da população 20 mil bicicletas públicas em cerca de 750 lugares especiais da cidade. Qualquer um que tenha o cartão de transporte público de Paris pode pegar uma bicicleta para se deslocar para onde quiser.
Após o uso, o veículo pode ser devolvido em qualquer ponto de bicicletas – não necessariamente no mesmo onde foi retirado.
O vice-diretor do projeto, Mathieu Fierling, acredita que a proposta vai agradar tanto parisienses como turistas.
“Nós organizamos o esquema para que o mesmo cartão possa ser usado para o transporte público e para o Velib. Você pode assinar por apenas um dia ou por uma semana inteira. E a taxa de assinatura é mínima – de 1 euro (cerca de R$ 2,56), para uma viagem só, a até 29 euros (cerca de R$ 74) para o ano todo.”
A prefeitura de Paris espera que, até o fim do ano, o Velib conquiste 20 mil usuários. As autoridades também pretendem duplicar a quantidade de postos de bicicleta na capital francesa.
Fonte: BBC
Muito bacana a iniciativa, além de ecologicamente correta ainda incita a prática de exercícios físicos.
Aqui em Fortaleza, andando a pé a gente cai em buraco ou os carros querem passar por cima, imagina de bicicleta…
É, mas lá esse negócio dá certo…