O governo do Rio Grande do Sul e a Scala Data Centers assinaram um acordo para a construção da Scala AI City, o maior empreendimento de infraestrutura digital da América do Sul. Com um investimento inicial de R$ 3 bilhões, a cidade de data centers será erguida em Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre. A escolha do local se deve à sua segurança comprovada em relação a desastres naturais, à abundante oferta de energia elétrica e à capacidade imobiliária que permite uma expansão contínua por décadas. O projeto visa transformar o Brasil em um hub global de inteligência artificial (IA) e fortalecer a infraestrutura digital do Estado.
A primeira fase do projeto terá capacidade inicial de 54 MW, sete vezes superior à existente na Grande Porto Alegre, com potencial de expansão para 4750 MW distribuídos em mais de 7 milhões de metros quadrados. Isso consolidará o Brasil como um dos líderes globais em TI. Além da geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, o projeto pretende atrair indústrias de energia, telecomunicações e construção civil, promovendo o desenvolvimento local.
A Scala AI City será interligada ao data center da Scala em Porto Alegre e, futuramente, ao cabo submarino Malbec que conecta São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina, garantindo alta conectividade e competitividade global. Utilizando 100% de energia renovável, a cidade de data centers adotará sistemas de resfriamento líquido(liquid cooling) e o design FutureProof para suportar cargas intensivas em IA. O projeto visa alcançar alta eficiência energética, com PUE abaixo de 1,2 e WUE zero.
Este marco tecnológico posiciona o Rio Grande do Sul e o Brasil como líderes na revolução digital, com impacto positivo na economia e no desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Mais informações podem ser lidas no portal do governo do Rio Grande Sul.