É isso mesmo que você leu no título, uma edição limitada para o dia dos namorados de uma caneca ou copo Stanley causou filas, acampamentos no estacionamento, conflito e tumulto em lojas da Target nos Estados Unidos. Trata-se do Valentine’s Stanley Tumbler e sua edição especial do “Quencher”.
Em um artigo de Sopan Deb no NYT, cujo título é “Why People Are Camping Out at Target for the Valentine’s Stanley Tumbler“, ele tentou explicar com bom humor o porquê de todo esse alvoroço em torno do copo de edição limitada da marca que também é famosa no Brasil.
No começo do texto ele brinca que da próxima vez que você for à Target, talvez precise usar um capacete e lembra que eles também são vendidos lá. O motivo é que na semana passada, a Stanley, empresa conhecida por seus produtos térmicos, lançou copos de edição especial — uma colaboração com a Starbucks — para o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Isso causou tumulto em múltiplas lojas da Target por todo o país. Houve uma série contínua de vídeos nas redes sociais mostrando clientes quase chegando às vias de fato ou invadindo a loja para obter o artigo de edição limitada(pelo menos até agora). Alguns até mesmo acamparam fora da Target para garantir o copo especial.
@jazzedbyjaz #stanleyvalentinesday ? Just A Girl – No Doubt
Veja esse vídeo publicado no X com o pessoal acampando por volta das 4 da manhã para adquirir os copos.
People are camping outside Target at 4am for the Starbucks x Stanley cups pic.twitter.com/p3wh2S053R
— Dexerto (@Dexerto) January 4, 2024
A causa de tanto sucesso dos copos vêm das redes sociais digitais, segundo Sopan Deb, ele explica que a Stanley que vende principalmente produtos relacionados a garrafas e copos térmicos e tem sede em Seattle, existe há mais de um século e foi ideia do inventor William Stanley Jr. Em 1913, ele combinou isolamento a vácuo e aço para criar uma garrafa de água que mantivesse a temperatura por muito tempo. Durante a maior parte de sua existência, a empresa visava os pessoas mais aventureiras e o foco era nos homens.
Porém em 2017, houve uma mudança no público. O Buy Guide, um blog que recomenda produtos para consumidores, destacou a caneca Quencher da Stanley, chamando-a de “a única” em uma postagem no Instagram. Foi o que precisava para a Stanley cair na graça de todo o tipo de público. Dois anos depois, a equipe por trás do Buy Guide — duas irmãs e uma prima — fecharam um acordo com a Stanley para vender as canecas no atacado e rapidamente venderam 5.000 unidades.
“A marca realmente mudou de foco aos homens para agora se direcionar às mulheres”, disse Shelley E. Kohan, professora de gerenciamento de varejo da Universidade de Syracuse, sobre a Stanley.
A parceria continuou, já que o Buy Guide ajudou a trazer os produtos da Stanley para seu público majoritariamente feminino. E a Stanley tornou a Quencher uma prioridade, lançando-a em diferentes cores.
Que papel as redes sociais digitais desempenharam no boom da Stanley?
A cultura dos influenciadores foi fundamental. Criadores de conteúdo pegaram a garrafa e começaram a compartilhá-la, principalmente no TikTok e no Instagram. #StanleyTumbler se tornou uma hashtag popular, usada milhões de vezes. A caneca se tornou um acessório de moda e um item de colecionador.
“Os Digital Influencer influenciam em alta escala, mas também nós, consumidores, fazendo vídeos sobre nossas experiências com a caneca Stanley, por exemplo”, disse a Sra. Kohan.
Sem mencionar que beber água se tornou uma coisa estranhamente exibida nas redes sociais por si só. Existe um espaço no TikTok chamado WaterTok onde as pessoas demonstram várias maneiras “chiques” de se hidratar.
Em 2020, a Quencher se tornou o produto mais vendido da Stanley, o que coincidiu com a contratação de Terence Reilly, ex-executivo da empresa de calçados Crocs, como presidente da empresa. As vendas do produto aumentaram 275% de 2020 para 2021.
As canecas de $45 estão esgotadas no site da Target. A Starbucks disse que a versão esgotou e não terá novas unidades. Há um efeito de escassez aqui nos consumidores, especialmente mulheres, que impulsionou a loucura, disse a Sra. Kohan. “Agora, essa caneca reutilizável se torna um acessório de moda, como uma bolsa ou cinto”, disse ela. Adicione uma cor especial ou uma edição limitada, e é uma “loucura na moda”, acrescentou.
Nos Estados Unidos já tem gente vendendo a edição no eBay por várias centenas de dólares. Aqui no Brasil acho muito difícil acontecer algo do tipo.