O ChatGPT, da Openai, divulgou em seu blog um guia para professores que usam a ferramenta em sala de aula. Foram incluídas sugestões e explicações de como o ChatGPT funciona, suas limitações, a eficácia dos detectores de IA e preconceitos.
“Estamos compartilhando algumas histórias de como os educadores estão usando o ChatGPT para acelerar o aprendizado dos alunos e algumas dicas para ajudar os educadores a começar a usar a ferramenta. Além dos exemplos abaixo, nosso novo FAQ contém recursos adicionais de organizações educacionais líderes sobre como ensinar com e sobre IA, exemplos de novas ferramentas educacionais baseadas em IA e respostas a perguntas frequentes de educadores sobre coisas como como o ChatGPT funciona, suas limitações, a eficácia dos detectores de IA e preconceitos.”
Alguns exemplos de como os professores estão utilizando o ChatGPT:
Desempenhando conversas desafiadoras
A Dra. Helen Crompton, Professora de Tecnologia Educacional na Universidade Old Dominion, incentiva seus alunos de pós-graduação em educação a usar o ChatGPT como um substituto de uma persona específica, como um parceiro de debate que apontará as fraquezas em seus argumentos, um recrutador que os entrevista para um emprego ou um novo chefe que pode fornecer feedback de maneira específica. Ela afirma que explorar informações em um ambiente de conversa ajuda os estudantes a compreenderem seu material com nuances adicionais e uma nova perspectiva.
Criando questionários, provas e planos de aula a partir de materiais curriculares
Fran Bellas, um professor na Universidade da Coruña, na Espanha, recomenda que os professores utilizem a ferramenta como assistente na elaboração de questionários, provas e planos de aula para suas aulas. Ele sugere compartilhar primeiro o currículo com o ChatGPT e depois pedir ideias para questionários e planos de aula que usem exemplos modernos ou culturalmente relevantes. Bellas também recorre ao Chat para ajudar os professores a garantir que as perguntas que escrevem sejam inclusivas e acessíveis ao nível de aprendizado dos alunos. “Se você pedir ao ChatGPT para criar provas com 5 perguntas sobre circuitos elétricos, os resultados são muito originais. Você pode pegar essas ideias e torná-las suas.”
Reduzindo barreiras para não falantes de inglês
O Dr. Anthony Kaziboni, Chefe de Pesquisa na Universidade de Joanesburgo, ensina alunos que, em sua maioria, não falam inglês fora da sala de aula. Kaziboni acredita que o domínio do inglês é uma tremenda vantagem no mundo acadêmico e que mal-entendidos até mesmo em pequenos detalhes da gramática inglesa podem impedir os alunos de serem reconhecidos e de terem oportunidades. Ele incentiva seus alunos a utilizar o ChatGPT para auxílio na tradução, para melhorar a escrita em inglês e praticar conversação.
Ensinando os alunos sobre o pensamento crítico
Geetha Venugopal, professora de informática do ensino médio na Escola Internacional Americana em Chennai, na Índia, compara o ensino aos alunos sobre ferramentas de IA a ensiná-los a usar a internet de forma responsável. Em sua sala de aula, ela aconselha os alunos a lembrarem que as respostas fornecidas pelo ChatGPT nem sempre são credíveis e precisas, e a pensar criticamente sobre se devem confiar na resposta e, em seguida, confirmar as informações por meio de outras fontes primárias. O objetivo é ajudá-los a “compreender a importância de trabalhar constantemente em suas habilidades originais de pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.”
Ainda na publicação, são dados exemplos de prompts(instruções) para quem quer começar a usar o chat, além do FAQ já mencionado acima. Veja o post completo aqui (em inglês).