Minha máquina do trabalho foi trocada, veio com o sistema operacional Windows 11, versão que também trabalho no meu laptop, mas para minha surpresa não consegui logar na minha conta pessoal da Microsoft, não logava no OneDrive onde fiz meu backup e nenhum outro produto dela. O erro descrito era o 0X801901f4 e ficava por isso mesmo, mandando sempre tentar novamente mais tarde, até para reportar o bug era complicado pois normalmente para obter um feedback é melhor reportar logado.
Depois de muito fuçar na internet, com inúmeros métodos frustrados e descritos por muitos outros usuários com o mesmo problema, cheguei a uma solução simples e que pouca gente conseguiu achar, basicamente é preciso saber se o seu computador está com TPM hahahaha(se possuí o Chip TPM), para isso vá em executar no windows e digite o comando tpm.msc e a tela abaixo deve aparecer para você.
Pronto, neste caso ele está ativo, basta pedir para limpar TPM ali no canto superior direito e reiniciar a máquina.
Caso o TPM esteja desativado é preciso alterar uma chave no registro do windows. Faça backup do registro primeiro para garantir caso faça alguma coisa errado. Vá em executar novamente, digite regedit e enter. Para o backup clique em Arquivo -> Exportar depois Exportar arquivo do Registro e Salvar. Feito isto vamos a alteração para que possa logar na sua conta.
Navegue na árvore de pastas do registro até HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Cryptography\Protect\Providers\df9d8cd0-1501-11d1-8c7a-00c04fc297eb. Depois clique com o botão direito na pasta a direita, em seguida clique em Novo > Valor DWORD (32 bits), digite o nome do valor como ProtectionPolicy e enter. Agora clique duplo sobre ProtectionPolicy e altera o valor de 0 para 1. Feito, é só reiniciar sua máquina!
PS.: Depois que você logar a primeira vez, pode inclusive excluir a ProtectionPolicy que você colocou lá no registro.
Muito Bom o conteúdo.
Foi cirúrgico e objetivo.
Salvou o rolê… kkkkkk
Boa!
Bom dia Mário.
Também havia feito muita coisa para tentar resolver esse problema, porém foram tentativas frustradas. Hoje encontrei a sua orientação e a executei. Ufa… Tudo resolvido.
Grato por compartilhar a sua experiência.
Valeu Bruno.
Infelizmente aqui o erro persistiu já não sei o que fazer.