O Governo Federal conseguiu economizar cerca de R$ 371 milhões com a adoção de software livre.
O valor é o correspondente à compra de licenças de software para 144 mil computadores que hoje trocam Windows por Linux, informou Marcos Mazzoni, diretor presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, durante o Fisl 10.
“Contabilizamos o que seria a compra de licenças para alguns projetos e a sua substituição por software de código aberto”, declarou o presidente do Serpro ao apresentar a palestra Software Livre no Governo Brasileiro.
Segundo o profissional, todas as ações de inclusão digital do governo utilizam software livre. Entre os exemplos citados estão os telecentros (cerca de 4.800 em todo o país), as ações Computador Para Todos, Laptop para Professores, Casa Brasil, Um Computador Por Aluno e TV digital.
Além de utilizar soluções já consolidadas, um grupo de 2.500 profissionais é responsável (a empresa conta com 11.500 ao todo) por desenvolver novas soluções como Demoiselle, Expresso, Cacique, I3Geo, Xemelê, e-proinfo e Sisau-Saci-Contra – que estão sendo apresentadas no evento até o sábado, 27.
Seria bom se pelo menos 10% desse montante fosse investido nos profissionais e em projetos das comunidades livres. Afinal de contas economizar com Sofware Livre é deixar de pagar licenças absurdas para empresas para investir no “pessoal”.