Uma réplica virtual em três dimensões da Terra está sendo construída na internet em ritmo acelerado. Lançado em 2005, o Google Earth, permite sobrevoar uma detalhada fotografia da superfície terrestre feita por satélites, foi o primeiro a se tornar popular. Sua versão básica, gratuita, foi baixada mais de 250 milhões de vezes. Nos últimos dois anos, várias empresas submeteram essas imagens a um poderoso zoom. Agora, pode-se passear virtualmente pelas ruas de várias cidades com a perspectiva visual de quem caminha pela calçada. Esses ambientes em 3D também estão se transformando em ferramentas de busca. De forma experimental, já é possível entrar em lojas, hotéis e até folhear virtualmente livros raros em bibliotecas.
Na semana passada, a Microsoft, a principal concorrente do Google na geoweb – como é chamado o mapeamento global –, lançou o Live Search Maps, com o traçado de ruas de 1004 cidades brasileiras. Em 170 delas, é possível definir rotas, optando pelo trajeto mais rápido ou mais curto entre dois pontos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, além do itinerário, são fornecidas informações sobre as condições de trânsito, com dados atualizados pelo menos a cada trinta minutos. A Microsoft também lançou um serviço de busca de produtos, com 5 milhões de itens. O serviço permite comparar preços e especificações técnicas de produtos de mais de 2 500 lojas. Em três meses, os dados do Live Search Maps e o site dos produtos serão interligados. Com isso, será possível saber qual o televisor mais barato à venda em determinado trajeto. Em um ano, está previsto um novo avanço: as informações serão observadas não apenas em mapas, mas em imagens das ruas das cidades feitas por satélite. Num prazo de três a cinco anos, a busca por um produto ou por um restaurante poderá ser feita em ambientes virtuais, construídos por fotos feitas no local, montadas em 3D na web.
Fonte: Veja
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