Duas novas empresas fazem recall de embalagens de purê de frutas de maçã com canela devido a possíveis contaminações por chumbo.
Autoridades de saúde federais estão ampliando uma investigação sobre embalagens de purê de frutas de maçã com canela potencialmente contaminadas com chumbo, comercializadas para crianças, devido a relatos de mais doenças e recalls adicionais de produtos.
A Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) informou na sexta-feira que recebeu relatos de sete doenças em pelo menos cinco estados possivelmente ligadas ao purê contaminado.
Duas novas empresas, a Schnucks Markets de St. Louis e a Weis Markets de Sunbury, Pensilvânia, anunciaram recalls de produtos específicos de maçã com canela, pois podem conter altos níveis de chumbo. A WanaBana de Coral Gables, Flórida, anteriormente fez o recall de todos os lotes e datas de validade de seu purê de frutas de maçã com canela.
Consumir os produtos contaminados pode resultar em “toxicidade aguda”, afirmaram autoridades da FDA. Pais e cuidadores não devem comprar ou servir os produtos de maçã com canela, que são vendidos em diversos varejistas, incluindo Amazon, Dollar Tree e nas mercearias Schnucks e Eatwell Markets. Crianças e outras pessoas que consumiram os produtos devem ser testadas para possível envenenamento por chumbo, afirmou a agência.
A investigação teve início na Carolina do Norte, onde as autoridades de saúde estão investigando relatos de quatro crianças com níveis elevados de chumbo no sangue associados ao produto da WanaBana. Autoridades estaduais de saúde analisaram vários lotes do produto e detectaram concentrações “extremamente altas” de chumbo. A FDA confirmou os resultados.
A Rede de Resposta e Avaliação Coordenada da FDA está liderando a investigação em cooperação com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e autoridades de saúde estaduais e locais.
O chumbo é tóxico para pessoas de todas as idades, mas pode ser especialmente prejudicial para crianças. A maioria das crianças não apresenta sintomas óbvios, portanto, é importante que as crianças expostas sejam testadas para verificar os níveis de chumbo em seu sangue. A exposição a curto prazo ao chumbo pode resultar em sintomas que incluem dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e anemia, segundo a FDA.
Metais pesados como o chumbo podem entrar em produtos alimentícios a partir do solo, ar, água ou processos industriais, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. A exposição ao chumbo pode prejudicar gravemente a saúde das crianças, causando danos ao cérebro e ao sistema nervoso, além de prejudicar o crescimento e desenvolvimento. Não há nível seguro conhecido de exposição ao chumbo, afirmou a AAP.