Preferência nacional: Compras on-line!

A internet se confirma como o grande canal de comunicação entre os brasileiros, tanto para entretenimento como canal de compras ou simplesmente para obter informações. Essa é a constatação da pesquisa Media Democracy realizada pela Deloitte nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e Brasil. Ao todo, o estudo ouviu cerca de 9 mil pessoas que retrataram os hábitos de consumo de mídia e de tecnologia do século 21. No Brasil, foram ouvidas 1.346 pessoas na faixa etária de 14 a 75 anos.

O estudo concluiu que a internet já é considerada um canal de compra, especialmente para eletrônicos (71%) e compras em lojas de departamentos (58%). Além disso, 65% dos entrevistados disseram que comentários e indicações on-line de consumidores influenciam mais nas decisões da aquisição que qualquer outro tipo de publicidade.

As redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e mensagens de texto são utilizados por 86% dos entrevistados para falar com os amigos. Todos os dias, 38% dos brasileiros pesquisados utilizam essas mídias. Outra motivação para navegar na internet é o acesso a conteúdos de vídeo on-line. Entre a faixa de 14 a 26 anos o computador é quase tão utilizado quanto a TV para assistir a vídeos – 56% assistem vídeos pela TV e 54% assistem pelo computador.

CELULAR

A pesquisa mostra ainda que o celular foi apontado como o dispositivo de comunicação universal por excelência e é utilizado como meio de entretenimento, especialmente nas faixas etárias mais jovens. Foi possível identificar ainda que de uma a cada seis horas despendidas na web é via celular. Nove em cada dez entrevistados, afirmaram possuir um celular e um em cada cinco, disseram possuir na residência um aparelho do tipo smartphone.

Entre as três principais utilidades do celular (usadas com freqüência pelos entrevistados) estão: mensagens de texto (93%), câmera digital para fotos (83%) e câmera de vídeo (71%). Os aplicativos como games e MP3 player no celular são mais valorizados quando a faixa etária é menor. O acesso à internet, e-mail e o recebimento das notícias são mais utilizados por consumidores entre 27 e 43 anos.

Fonte: TI inside online

1 comentário em “Preferência nacional: Compras on-line!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.