Gostaria de compartilhar esse post com meus amigos bons de português, também serve professores. ;]
Aqui em Fortaleza sempre que vejo um carro pelas ruas, ou no meu trabalho, com a frase “USO RESTRITO EM SERVIÇO” vem a dúvida na minha cabeça de minhoca: O uso do carro é restrito em serviço? É restrito como? Só pode usar em tal lugar? Em tal hora?
Não sei se capitaram, mas na minha cabeça o carro fica com restrições quando está em serviço, não deveria ser o contrário? Uso IRRESTRITO em serviço, fora dele é que é restrito ou proibido. Será que até em serviço o uso dele é restrito?
Não vou consultar o Oráculo, nem colocar regras de português aqui, deixo para os comentaristas, mas acho que a frase de melhor compreensão seria: Uso restrito AO serviço, ou coloca-se logo um Uso Exclusivo em Serviço e pronto, acabou a lenga-lenga.
As vezes embola tudo mesmo.
“a minha cabeça o carro fica com restrições quando está em serviço”
Isso aconteceria se a formação fosse “Uso Restrito No Serviço”
Chew, eu também pensei nisso, mas depois cheguei a conclusão que nessa frase acabaria no mesmo.
Caro Vavá, de acordo com Domingos Paschoal Cegalla, “restrito” deve ser empregado exclusivamente como adjetivo. Então a construção correta é “Uso exclusivo a serviço”, já que a locução “em serviço” é ADVERBIAL…Percebeste? Ótimo questionamento…continue assim, filosofando…
Pois é Zezé, meu nobre jurisconsulto, se o Restrito é irremediávelmente adjetivo, segundo mandato de Dom Paschoal Cegalla, então vai-se de Exclusivo mesmo. Boa!
Continuo ainda esperando mais comentários da moçada…
?
rapaz, nunca tinha pensado nisso não, ó… é vero…
Oi Mário, também sempre tive essa dúvida. Mas acho que Uso Exclusivo em Serviço seria a melhor opção. ;-)
Apesar de serem sinonimos estrito e restrito, a presente frase é aplicavel a? uso estrito em serviço, ou o problema é somente a conjunção em ambas as frases?