Você é meia-boca?

Querido, não seja um meia-boca! Já dizia a mamãe.
As dicas abaixo, mesmo no grande estilo auto-ajuda, servem para reflexão e possível “follow-me”.

Cumpra o prometido

Premissa básica para quem quer credibilidade. Todo meia-boca nunca ou quase nunca cumpre o que prometeu. O que é frustrante para quem recebeu a promessa e que pode gerar uma péssima imagem de sua palavra. Não dá para fazer? Tudo bem, mas não prometa e aprenda a dizer não.

Vá até o fim

Essa é difícil, principalmente quando o projeto é pessoal e afeta apenas você. Mas começou? Termine. Nada de deixar as coisas malfeitas ou inacabadas. Também não é aconselhável colocar terceiros na história e complicar ainda mais o enredo. Aprenda a delegar, confiar na equipe e estimular para que o objetivo seja atingido. Evite acúmulo de tarefas e nunca deixe histórias com finais indefinidos.

Evite as palavras: não sei, não posso, não consigo. Elas acabam com tudo.

Deixe a preguiça de lado

Não é fácil e há horas que dá vontade de jogar tudo para o alto, mas pense na satisfação de algo terminado e bem-feito. A consciência tranqüila, o respeito e admiração dos colegas ou a satisfação de um cliente. Não deixa a preguiça atrapalhar o seu trabalho. Está cansado? Pare um pouco, vá fazer outra coisa, dê uma volta, pratique exercícios que logo a inspiração retorna.

Evite a omissão

Nada pior que pessoas que se omitem de resultados, fogem de responsabilidades e sempre dão um jeitinho de tirar o corpo fora. Usando uma linguagem futebolística: não fuja das divididas! O confronto, um contato um pouco mais forte fazem parte do jogo e o que estiver ao seu alcance faça. Não fuja do jogo e cuidado com o banco de reservas.

Não tema críticas

Já dizia um grande anônimo: Só não erra, quem não faz!

Errou, e daí? Não seja tolo o suficiente para ficar esperando só elogios, porque nem sempre eles virão e profissionalmente são quase uma raridade. Porém, as críticas sempre estão presentes. Sempre vai existir alguém para dizer que está errado, que não era bem assim e agradar a todos é uma grande utopia. O diferencial dos felizes é que sabem lidar com as críticas, não se deixam abater ou dão logo a volta por cima. Tente tirar o máximo proveito de situações indesejadas e aprenda a lidar com comentários maldosos ou negativos.

Adaptado do texto de Paulo Araújo no http://www.administradores.com.br/noticias/nao_seja_meiaboca/7089/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.